Dúvidas Frequentes

Qualificação e Defesa

QUALIFICAÇÃO:

O Exame de Qualificação é obrigatório tanto para o mestrado quanto para o doutorado.

Objetivos:

Os objetivos específicos do exame são:

1)      avaliar a capacidade de aplicação da metodologia adequada à pesquisa.

2)      avaliar a capacidade de problematização, formulação de hipóteses e de desenvolvimento do raciocínio lógico.

3)      evidenciar os primeiros resultados de pesquisa.

Composição da Banca:

A banca para o Exame de Qualificação do mestrado deverá ser composta pelo orientador e mais 2 membros. Mediante aprovação do orientador o aluno deverá depositar na secretaria de Pós-Graduação o Formulário de Indicação da Banca. Na qualificação do Doutorado, além do orientador, são necessários 3 membros, sendo um deles externo.

Prazos:

Mestrado: 12 meses (ao final do 2º semestre)

Doutorado: 18 meses (ao final do 3º semestre)

Critérios de Avaliação:

No exame de qualificação o aluno pode ser aprovado ou reprovado, não havendo atribuição de conceito. Será considerado aprovado no exame de qualificação o aluno que obtiver aprovação da maioria dos membros da comissão examinadora.

A pontuação mínima de 30 (trinta) pontos para o Mestrado e  60 (sessenta) para o Doutorado (em publicações prioridade 1 e 2, segundo tabela de pontuação) deverá ser alcançada, sendo este requisito obrigatório para homologação do exame de qualificação. Ver portaria 01/2011, disponível em: http://www.posdesign.ufsc.br/legislacao/

Tabela de pontuação

DEFESA:

Composição da Banca:

As comissões julgadoras de dissertação de Mestrado e tese de Doutorado devem ser constituídas por três e cinco examinadores, sendo o presidente o orientador do candidato. Na composição da comissão julgadora de Mestrado, um dos membros, no mínimo, deverá ser externo ao Programa de Pós-Graduação e à Unidade pertinente e, na composição da comissão julgadora de Doutorado, dois membros, no mínimo, deverão ser externos ao Programa de Pós-Graduação e à Unidade pertinente. Os membros titulares da comissão julgadora, quando necessário, serão substituídos por suplentes.

Todos os membros das comissões julgadoras deverão ser portadores, no mínimo, do título de doutor.

Prazo:

O aluno de Mestrado ou Doutorado deverá cumprir os seguintes prazos para o depósito da sua Dissertação ou Tese:

Curso de Mestrado: 24 meses

Curso de Doutorado: 48 meses